Arquivo de agosto de 2009

Hengst Amiga do Bolshoi

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Olá pessoal!

 Hoje vou apresentar a HENGST, nossa Amiga do Bolshoi e madrinha  do aluno  Bruno Fortunato.

 A Hengst, fundada na Alemanha em 1958, está entre as empresas líderes fabricantes de filtros e sistemas de filtragem para a indústria automobilística como também para aplicações na área industrial e de bens de consumo.

No centro das atividades  da empresa encontra-se o ser humano. São mais de 2.000 colaboradores ativos nas oito plantas industriais. A empresa investiu na combinação de trabalho e de família. Na Alemanha, mantém jardins de infância para filhos de colaboradores,  patrocina a ação, “Schule mit Köpfchen” e no Brasil é  “Amiga do Bolshoi”. 

Na Alemanha também realiza sonhos de crianças e jovens que estão muito doentes através da organização “Herzenswünsche” (Desejos do Coração). A atenção ao ser humano é parte do DNA da Hengst.“A responsabilidade social é caracterizada por uma postura ativa e pelo comprometimento da empresa em não apenas ser ética mas também pelo bem estar de seus funcionários, como também em promover o desenvolvimento da comunidade em que atua”. Ralph Felsmann, Diretor da Hengst.

Nossos aplausos para a Hengst!

Faça seu comentário.

Sandra Helena Ziemath

Pesada vida de bailarina

sábado, 29 de agosto de 2009
 
Todos sabem que os funcionarios do Bolshoi são super polivalentes, mas por essa da Galia ninguém esperava: “Meninas, como Vera Fischer!”, rsss…
 
Pavel Kazarian
Supervisor Geral
 
P1010122

O aquecimento antes das aulas de dança

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

 Bom dia galera!

Muitos bailarinos têm dúvidas sobre como preparar o corpo para uma aula da dança, alguns só alongam, esquecendo do aquecimento.

Mas o que é o aquecimento?

Qualquer atividade que aumente a freqüência cardíaca, resultando na melhora da oxigenação e do fluxo sanguíneo em toda musculatura, preparando o corpo para uma atividade específica, diminuindo, assim os riscos de lesões.

É isso mesmo que você está pensando bailarino, aquela corridinha da Educação Física com vários elementos (elevação de joelhos, elevação de calcanhares, saltar, etc), ou até mesmo com jogos e brincadeiras como pega-pega, corrente, quebra gelo, queimada, dentre outras. Desta forma, conseguiremos aumentar nosso batimento cardíaco e preparar nosso corpo para a aula, com os alongamentos e exercícios propostos pelo professor de dança.

Gente… Vale lembrar que quando for aquecer com jogos e brincadeiras devemos deixar de lado o espírito competitivo para não se machucar ok!! rsrsrsrs . O importante é brincar e se divertir, proporcionando o devido aquecimento e inclusive a integração social da turma. E você, como faz para se aquecer antes das aulas?

Um grande abraço.

Charles Chaplin
Preparador Físico CREF/SC 11.587

Aquecimento para aula de ginástica.

Aquecimento para aula de ginástica.

NOVOS CURSOS NA ETBB

terça-feira, 25 de agosto de 2009

 A ETBB iniciará dia 12 de setembro seu programa de Formação Inicial Continuada –FIC. Serão cursos modulares e de curta duração, entre 40 a 80 horas cada um.

Os cursos serão certificados de acordo com as normas que a ETBB recebeu da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/Diretoria de Articulação e Projetos Especiais do Ministério da Educação.

 A ETBB contemplará no mínimo 50% dos alunos com bolsas de estudos.

 O primeiro curso será Iniciação à Percussão, aos sábados de manhã.

 Novos cursos virão. Informe-se. Participe.

 

Walter Zoccoli

Visitantes em Joinville

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Olá Pessoal!

Vocês sabiam que a Escola registrou 4.604 visitantes, em 2008? Destes visitantes 49% eram catarinenses (17% joinvillenses) seguidos de: 20% do Estado de São Paulo, 6% do Rio Grande do Sul, 6% do Paraná, 14% dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão e outros Estados da União. Próximo a 4% foram visitantes estrangeiros (Alemanha, Argentina, Chile, EUA, França, Marrocos, México, Itália, Paraguai, Polônia e Portugal). 
A Escola, estimulada pela Promotur, em conjunto com a Associação de Guias de Turismo de Joinville, está orientando  guias credenciados pelo MIistério do Turismo, que atuam em Joinville, para realizar o receptivo de grupos, e gradativamente inserir a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, no trade turístico no cenário da cidade, do Estado e do país.

A Escola oferece gratuitamente para quem está em Joinville ou na região,  uma opção de entretenimento e turismo cultural chamada  SEXTA COM ARTE. O evento tem duração de 50 minutos e acontece em dois horários: 11h15 e 17h15, somente às sextas-feiras. O evento é aberto à comunidade e as vagas são limitadas. Para reservar sua participação no Sexta com Arte ou solicitar uma visita, informe-se pelo fone (47) 3422-4070.

Vamos divulgar estas informações.

Abraços

Sandra Helena Ziemath
Coordenadora Executiva

Festa de pijama?

domingo, 23 de agosto de 2009

Dando continuidade as fotos “históricas”, aos domingos, rs, postamos uma imagem, no mínimo, curiosa…

Pavel Kazarian – Supervisor Geral

site3a

Visita do Prefeito Carlito Merss

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Nesta Semana, dia 19, recebemos a visita do Prefeito de Joinville, Carlito Merss, a primeira dama Marinete Merss, membros do seu secretariado e o líder do governo na Câmara Municipal.

Recepcionados pelo presidente do IETBB e pelo Supervisor Geral da ETBB os visitantes percorreram as instalações da escola receberam informações, assistiram parte de uma aula e conversaram com alunos.

Após, o Prefeito Carlito Merss e sua comitiva reuniram-se com a direção da escola momento em que foram informados da situação orçamentária e financeira da mesma, seus planos, inclusive a ampliação do atendimento a grupos de dança da comunidade usando suas instalações para ensaios.

O Prefeito falou sobre viagem que fez a Moscou onde conheceu o Bolshoi russo, e de reunião que teve com o Presidente Lula, onde este lhe perguntou sobre a Escola Bolshoi. O Prefeito Carlito Merss relatou que o Presidente Lula lhe disse que manter um projeto de alto nível como a ETBB exige investimentos compatíveis.

 Considero como momento de importante destaque da reunião a sugestão da Presidente da Promotur Maria Ivonete Peixer da Silva ao Prefeito, para que ela e a Primeira Dama Marinete Merss acompanhem de perto a Escola Bolshoi, inclusive discutindo com a equipe da escola detalhes do PRONAC (Lei Rouanet) e outros encaminhamentos.

 Estou convicto que a visita, e a proposta encaminhada representam um momento muito especial para o estreitamento das relações com a Administração Municipal e por extensão com a comunidade. Aguardo as próximas reuniões para discutir não apenas o PRONAC, como o planejamento do IETBB como um todo, ampliando e consolidando o relacionamento e a ação conjunta, compromisso e responsabilidade da escola com a comunidade de Joinville, da qual é parte.

Walter Zoccoli

visita do prefeito de Joinville

Nova montagem coreográfica

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Oi, pessoal!
Na próxima semana a Escola Bolshoi recebe o diretor, coreógrafo e bailarino do Rio de Janeiro, Alex Neoral.
A sua vinda à Escola é para ministrar uma oficina de dança contemporânea e uma montagem coreográfica para a formatura dos alunos de dança contemporânea (8ªC).
Alex foi bailarino da Cia. Débora Colker e da Carlota Portella. Atualmente,  trabalha na Focus Cia. de Dança.
Ele fica em Joinville de 24 de agosto a 05 de setembro.

Aguardem! Logo teremos informações sobre a estréia deste trabalho.

Núcleo Artístico-pedagógico

O Fisioterapeuta na Dança

quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Oi gente….vocês conhecem o trabalho do fisioterapeuta na dança?

           Esse profissional tem por objetivo proporcionar uma carreira longa e saudável ao bailarino. Ele deve implementar estratégias de prevenção de lesões, reconhecer e analisar os fatores de risco, e num plano secundário se a prevenção não foi possível,  reabilitar com protocolo de tratamento acelerado.

            As lesões na dança apresentam causas variadas: carga de atividade física excessiva e consequente fadiga geral, repetição contínua de movimentos, piso e sapatilha impróprios, erro de técnica, falta de preparação física, condições climáticas e alimentação inadequada.  

            Então….bailarino faça a sua parte! Incorpore momentos de descanso para o corpo se recuperar, intercale movimentos compensatórios, adquira sapatilha adequada ao seu pé, aprimore o movimento técnico, aqueça e alongue o corpo para as aulas, alimente-se e durma bem!

            Se mesmo assim, aquela dor insiste em te incomodar, respeite seu corpo e procure um fisioterapeuta para ajudá-lo…..porque o espetáculo deve continuar não é mesmo?

 Um grande abraço!

 Fabiana Machado

Fisioterapeuta da Escola Bolshoi – Crefito 10 27.970F

aula Pilates - foto: Chris Dunzer

Aula de Pilates - foto: Chris Dunzer

Primeiros alunos

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ola ola!

Fiquei feliz ao voltar de Moscou e ver o blog da Escola Bolshoi funcionando a todo vapor. Nosso intuito na criação do novo site foi justamente este: poder conversar com as pessoas, mostrar o dia-a-dia da Escola, que às vezes não aparece, mas é essencial para o crescimento humano dos futuros bailarinos e para desenvolvimento da Escola. Por isso, os usuários do blog terão informações exclusivas de vários núcleos da  Escola Bolshoi, compartilhando um pouco mais o universo de nossos alunos, funcionários e Amigos do Bolshoi.

Nos trabalhamos com jovens, e não existe satisfação maior do que ver uma criança crescer, ficar cada vez mais bonita e inteligente.

Nos finais de semana o blog, pretende também, divertir um pouco, trazendo para os usuários fotos curiosas, imagens e vídeos “antigos”, que fazem parte da historia do Bolshoi brasileiro.

E nada mais justo, do que começar com a turma das “lunatikas”, turma “pré-histórica”, mas que sempre estará na memória do Bolshoi Brasil e de todos os seus integrantes.

Confiram a foto de agosto de 2001, rs…

Pavel Kazarian, Supervisor Geral

 

site1a