Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Blog - Bolshoi Brasil

Sexta-feira, 09 de julho de 2010

Pratos típicos das regiões do Brasil

Oi, Galera!!

Hoje vamos conhecer um pouquinho dos pratos típicos de cada região do Brasil. Como temos vários amigos que vieram de tão longe pra estudarem aqui na Escola Bolshoi, vamos conhecer mais de cada um?

Norte: Lá os pratos conhecidos incluem o picadinho de jacaré (prato feito com a carne do jacaré); o pirarucu de casaca, preparado com azeitonas, ovos e cheiro-verde; o tacacá; o açaí; o pato no tucupi, prato consumido geralmente na época do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, e a maniçoba.

Nordeste: Incluem a tapioca, o vatapá, a moqueca (ambos com frutos do mar e azeite de dendê), o baião de dois (feito de arroz e feijão, com diversas variedades, geralmente incluindo também carne seca, queijo coalho, manteiga da terra ou nata), o acarajé (um bolinho de feijões brancos e cebola fritado no azeite de dendê recheado com camarões, pimenta vermelha), o mugunzá (feito de feijão e milho - doce ou salgado, com lingüiça), caruru (quiabo e castanhas de caju, camarões, pimenta e alho), farofa, a paçoca, a canjica, pamonha, a carne-de-sol, a rapadura, a buchada de bode, o queijo coalho, o siquilho, o alfinim, a panelada, a maria-isabel, o carneiro cozido e a galinha à cabidela. No Maranhão, desenvolveu-se o cuxá com base em uma erva africana, a vinagreira, recebe ainda o caruru e a língua-de-vaca, outra erva. As frutas mais conhecidas são as mangas, mamões, goiabas, laranjas, maracujás, abacaxis, fruta-do-conde, e cajus (a fruta e a castanha), mas são muito consumidas também frutas mais exóticas, como o cajá, a seriguela, a cajarana, a pitomba e o buriti.

Centro-Oeste: Maria Isabel (carne seca com arroz ), o Pacu assado com farofa de couve, a carne seca com banana-da-terra verde, farofa de banana-da-terra madura além do tradicional churrasco pantaneiro que se desenvolveu pelas longas comitivas de gado no pantanal. O povo mato-grossense também aprecia o arroz com pequi, picadinho de carne com quiabo e a carne assada. Há ainda o Guaraná de ralar cujo costume é de tomar pela manhã, além do bolo de arroz e o bolo de queijo. Os doces e licores apreciados são o Furrundu (doce feito de mamão e rapadura de cana), o doce de mangaba, o doce de goiaba, o doce de caju em calda, o doce de figo, o doce de abóbora, e outros. Como aperitivo temos o licor de pequi, licor de caju, licor de mangaba, e outros. O pequi é um fruto muito popular na culinária do estado de Goiás, comido geralmente com arroz ou frango cozido. O milho verde é também o ingrediente principal de diversos pratos, como a pamonha, o angu e o cural. Outro prato tradicional de Goiás é o Empadão Goiano, uma torta salgada sendo seu recheio composto de ingredientes variados e comuns da região, como o frango, a linguiça suína, o milho verde e outros. São muito apreciados os derivados da carne suína, como a linguiça, o torresmo, a pururuca e a feijoada. A culinária goiana tem forte influência da culinária mineira, mas preserva sua identidade.

Sudeste: A Culinária desta região é muito variada tendo pratos das culinárias do Brasil inteiro como pizza, virado, frutos do mar, peixes, feijoada e até churrasco conforme cada região do Estado. Pão de queijo com café e uma garrafa de cachaça pequena são típicos de Minas Gerais. Além disso incluem milho, carne de porco, queijo minas, o feijão tropeiro, angu, o tutu à mineira, elaborado a partir uma pasta de feijão cozido misturado a com farinha de mandioca, guarnecido com ovos cozidos ou fritos, e linguiça frita. As quitandas mais apreciadas são biscoitos a base de polvilho, sequilhos, roscas, doce de leite, doces à base de laranja-da-terra, abóbora e mamão. No estado de São Paulo uma comida típica é o virado à paulista, o qual é feito com arroz, tutu de feijão (massa de feijão com farinha de mandioca), couve-de-folhas salgada e pedaços de carne de porco.  O prato local principal no Espírito Santo é a moqueca capixaba (a qual inclui principalmente peixe e tomates), além da Torta Capixaba, tradicionalmente servida na Semana Santa. Os pratos tem forte influência indígena, como o uso da banana-da-terra. No Rio de Janeiro, uma das comidas típicas é a feijoada. Além de consumirem peixes cozidos acompanhados de pirão, conhecido como Peixada à Brasileira, ou ensopado como a Sopa à Leão Veloso, peixes na brasa ou fritos, muito consumidos nas áreas de banhos de mar, e também frango ou galeto assado na brasa.

Sul: No Rio Grande do Sul já é tradicional o churrasco. No estado de Santa Catarina é grande a utilização de peixes marinhos, camarões, e ostras. A comida tradicional do estado do Paraná é o barreado, carne cozida com legumes em panelas de barro, por vezes colocadas debaixo da terra para cozinharem sob o calor de lenha ou carvão, e comida com farinha de mandioca. Os pratos são sempre carregados de muita carne bovina e de vinhos, por conta da grande imigração italiana, que tem forte influência nos pratos.

09_ 07 saude

 E você, vai querer experimentar? Qual é o seu preferido?

Abraço!

Fernanda K. M. Couto
Nutriciosnista da ETBB
CRN 6746P
Saúde

Comentários

  • que legau

    Luiza

  • muito bom!!! nota dez vcs sabem explicar muito,muito bem!! valeu pessoal...

    Yorranna Thallyny

  • Comidas típicas de cada região do Brasil.

    adriany

  • Que legal

    amanda

  • obrigada

    maria auxiliadora de jesus gois

  • Muito Bom !, me ajudou muito em um \"trabalho\" de escola

    Paulo Daniel

  • Achei muito legal!vcs explicam muito bem e tem repostas otimas!

    Bruno

Enviar Comentário

Por favor, preencha os dados abaixo para enviar um comentário.

( Os campos com * são de preenchimento obrigatório )

O que eu assisti aqui hoje, o que eu tive a oportunidade de conhecer visitando a Escola, de presenciar com essas crianças, eu posso dizer, é inesquecível para quem sonha um Brasil digno. Quando a gente acreditar que a educação e a cultura têm um peso maior, vamos fazer a revolução nesse País.Vocês deram uma lição ao presidente da República.

Luiz Inácio Lula da Silva - 15/03/2003
Ex-Presidente da República Federativa do Brasil

Férias de Julho

Inscrições para Audição

ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI NO BRASIL Av. José Vieira, 315 - América - Joinville / SC - Brasil
Telefone: (47) 3422-4070
© Escola do Teatro Bolshoi 2006.
Todos os Direitos Reservados

Ministério da Cultura Santa Catarina - Governo do Estado Amigos do Bolshoi Ministério da Cultura Governo Federal