Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Conheça nossa loja virtual !

Blog - Bolshoi Brasil

Quinta-feira, 17 de março de 2011

Esporte x Atividade Física

Costuma-se ter os bailarinos (atletas) como modelos de saúde e bem estar físico, porém quem participa diariamente do ambiente esportivo e, principalmente, está dentro de um departamento médico, pode não pensar da mesma forma. É preciso definir corretamente duas coisas: praticar ESPORTE é diferente de praticar ATIVIDADE FÍSICA.

A atividade física é qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo esquelético que resulta em um aumento do gasto energético. Refere-se ao gasto calórico promovido por uma ação superior física, como um deslocamento, um movimento físico qualquer.

Essa diferença acontece porque o esporte busca sempre o máximo de cada atleta que visa a sua realização profissional e pessoal. O corpo humano não é uma máquina, porém também há um limite de trabalho tolerável, sendo variável para cada atleta.  

A fisioterapia esportiva vem se desenvolvendo como nunca. A presença constante de lesões e a necessidade de desenvolver os bailarinos na técnica exigida fazem com que o Fisioterapeuta assuma um papel de destaque neste meio. Hoje existe esse profissional de nível superior que dispõe de um arsenal de técnicas e equipamentos a disposição dos atletas, visando à prevenção e reabilitação. 

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (ETBB) possui o Núcleo de Saúde que conta não só com Fisioterapeutas, mas também Educador Físico e Nutricionista atuando na área desportiva. Esses profissionais buscam constantemente desenvolver um trabalho com os alunos desde as primeiras séries até as últimas. É voltado principalmente na prevenção de lesões, porém quando essas acontecem, por serem atletas de alto rendimento, desenvolvem um trabalho de reabilitação visando o retorno mais rápido e eficaz as suas atividades.

Com esse trabalho a ETBB procura oferecer uma melhor qualidade de aprendizado aos seus alunos.

DSC03354

Foto: Equipe do Núcleo de Saúde no centro com mais 4 alunos da Escola  Bolshoi.

Um grande abraço!

Polyana C. M. V. Gomes
Fisioterapeuta ETBB
Saúde

Comentários

Enviar Comentário

Por favor, preencha os dados abaixo para enviar um comentário.

( Os campos com * são de preenchimento obrigatório )

A equipe Bolshoi, Quero Parabenizar a todos pela dedicação a arte, a cultura, enriquecendo a sociedade com tanta beleza! Agradeço a oportunidade de conhecer este espaço e pela recepção que nos foi dirigido. Sinceramente agradecida e sucesso sempre!

Heloisa Walter de Oliveira - 11/03/2012
Presidente da APAE Joinville

Quem já entrou num camarim?

O que é a dança contemporânea?

ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI NO BRASIL Av. José Vieira, 315 - América - Joinville / SC - Brasil
Telefone: (47) 3422-4070
© Escola do Teatro Bolshoi 2006.
Todos os Direitos Reservados

Amigos do Bolshoi