Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Blog - Bolshoi Brasil

Quinta-feira, 17 de março de 2011

Esporte x Atividade Física

Costuma-se ter os bailarinos (atletas) como modelos de saúde e bem estar físico, porém quem participa diariamente do ambiente esportivo e, principalmente, está dentro de um departamento médico, pode não pensar da mesma forma. É preciso definir corretamente duas coisas: praticar ESPORTE é diferente de praticar ATIVIDADE FÍSICA.

A atividade física é qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo esquelético que resulta em um aumento do gasto energético. Refere-se ao gasto calórico promovido por uma ação superior física, como um deslocamento, um movimento físico qualquer.

Essa diferença acontece porque o esporte busca sempre o máximo de cada atleta que visa a sua realização profissional e pessoal. O corpo humano não é uma máquina, porém também há um limite de trabalho tolerável, sendo variável para cada atleta.  

A fisioterapia esportiva vem se desenvolvendo como nunca. A presença constante de lesões e a necessidade de desenvolver os bailarinos na técnica exigida fazem com que o Fisioterapeuta assuma um papel de destaque neste meio. Hoje existe esse profissional de nível superior que dispõe de um arsenal de técnicas e equipamentos a disposição dos atletas, visando à prevenção e reabilitação. 

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (ETBB) possui o Núcleo de Saúde que conta não só com Fisioterapeutas, mas também Educador Físico e Nutricionista atuando na área desportiva. Esses profissionais buscam constantemente desenvolver um trabalho com os alunos desde as primeiras séries até as últimas. É voltado principalmente na prevenção de lesões, porém quando essas acontecem, por serem atletas de alto rendimento, desenvolvem um trabalho de reabilitação visando o retorno mais rápido e eficaz as suas atividades.

Com esse trabalho a ETBB procura oferecer uma melhor qualidade de aprendizado aos seus alunos.

DSC03354

Foto: Equipe do Núcleo de Saúde no centro com mais 4 alunos da Escola  Bolshoi.

Um grande abraço!

Polyana C. M. V. Gomes
Fisioterapeuta ETBB
Saúde

Comentários

Enviar Comentário

Por favor, preencha os dados abaixo para enviar um comentário.

( Os campos com * são de preenchimento obrigatório )

Sempre imaginei que a literatura fosse a arte mais bela, mais prazerosa, mais perto do sublime. Acabo de descobrir, percorrendo o Bolshoi, que eu deveria ter feito dança para voar, ficar leve, poder subir as alturas, delirar. Hoje não danço nem boleros. Por que não dancei? Por que fui escrever? Quem sabe eu possa começar, afinal só tenho 70 anos. Quem vai me ensinar? O Bolshoi tem classes para a minha idade?

Ignácio de Loyola Brandão - 24/04/2006
Escritor

Quem já entrou num camarim?

O que é a dança contemporânea?

ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI NO BRASIL Av. José Vieira, 315 - América - Joinville / SC - Brasil
Telefone: (47) 3422-4070
© Escola do Teatro Bolshoi 2006.
Todos os Direitos Reservados

Amigos do Bolshoi