A joia russa do Brasil

Quase tudo na Terra é decidido pela força de vontade – o querer. Foi assim, há quase vinte anos, em Joinville, que nasceu a Escola do Teatro Bolshoi, única no mundo. Em nenhum lugar da Terra, em nenhum outro país, em nenhuma outra cidade, sem contar, é claro, a Escola Coreografia de Moscou - não existe algo parecido. Não podemos nosesquecer de que nossa Escola deve sua existência ao encontro do então prefeito de Joinville, Luiz Henrique da Silveira, com o grande artista do balé mundial Vladimir Vasiliev.

É importante mencionar que, desde o início, ficou estabelecido que na Escola estudassem crianças talentosas, independentemente de sua condição social. A base sobre a qual esta Escola se sustenta é a tradição pedagógica russa, a metodologia russa de ensino de bailarinos. Esta é uma educação clássica que consiste em diversas disciplinas, como aulas de dueto, de dança popular, aulas de dança clássica e dança a caráter, mas também de disciplinas educacionais em geral. Afinal, um graduado da escola russa precisa se destacar não somente pelo impecável domínio da técnica, mas também por sua musicalidade, graciosidade e, acima de tudo, pela habilidade de criar no palco verdadeiros personagens.

Em todos os anos de existência da Escola Bolshoi, constantemente trabalham professores russos. E talvez este seja o melhor indicador do resultado deste trabalho: hoje os alunos formados pela Escola Bolshoi dançam não apenas em todo o mundo, mas também diretamente no Teatro Bolshoi. Atualmente, aqui em Moscou, na nossa companhia de balé, trabalham quatro brasileiros, e seu desempenho coincide totalmente com o estilo do balé do Teatro Bolshoi. Nossa arte nunca nos oferece a possibilidade de ficarmos satisfeitos com o que já alcançamos. A Escola está atenta a novos ensinamentos, essenciais para o pleno domínio da profissão no século XXI.

Espero que a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil continue trabalhando com êxito por muitos anos, incutindo o gosto, ensinando habilidades e transformando vidas.

Vladimir Urin

Diretor do Teatro Bolshoi de Moscou