A competência que emociona

No mês de agosto de 2017, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil fez 4 apresentações na reinauguração do Teatro Caixa Cultural Nelson Rodrigues, no Rio de Janeiro. Na ocasião, tivemos na plateia um dos grandes nomes da dança mundial: Tatiana Leskova, autora do artigo escrito no Informativo 61.

Confira o depoimento emocionante de Tatiana abaixo:

“Em primeiro lugar, desejo agradecer à direção da Escola do Teatro Bolshoi, pelo convite para a estreia do ballet “Dom Quixote” no Teatro da Caixa Nelson Rodrigues, no Rio de Janeiro. Aguardava com curiosidade e interesse esta apresentação, por ser a primeira sem artistas convidados para os principais papéis, todos interpretados por bailarinos da Escola Bolshoi de Joinville.
A emoção foi muito grande, a ponto de permitir que as lágrimas corressem pelo meu rosto, com esforço para controlar o soluço. Emocionaram-me, não só os protagonistas, mas todos os bailarinos, desde os menores no Ato das Dríades até as demais 70 bailarinas. Como sempre, disciplina e harmonia exemplares em todos os atos, da Cigana aos elementos masculinos e nos demais papéis dançados.
Senti que todos dançaram com dedicação e amor. Além da execução técnica, passaram o sentimento da dança como Arte, o verdadeiro Teatro Dançado. É muito raro ver em nossos palcos este sentimento quase religioso dentro de um conjunto de bailarinos, demonstrando seriedade e respeito pela Arte da Dança.
Esta difícil profissão requer esforço diário, grande seriedade, dedicação e amor. Posso afirmar, aos 94 anos de uma vida dedicada à Dança, que todo sacrifício vale a pena. Se pudesse, recomeçaria tudo de novo.
Muito obrigada a todos, professores, ensaiadores e bailarinos, assim como à Direção da Escola.”

Tatiana Leskova

Fotos de Henry Pontual