A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta “Gala Bolshoi” no domingo, 30 de outubro, às 20h, na Expoville. O espetáculo marca a abertura do 7º BRADOO, Congresso Brasileiro de Densitometria Óssea, Osteoporose e Osteometabolismo, realizado pela ABRASSO, e será exclusiva para congressistas.
O espetáculo “Gala Bolshoi” trás ao palco um elenco composto por 47 bailarinos e alunos da Escola Bolshoi. A apresentação é composta por dança a caráter e trechos de renomados balés de repertório, que proporcionam ao público diferentes tipos de emoções e uma mistura de ritmos contagiantes. As coreografias destacam o principal talento de cada um dos bailarinos, levando ao público o resultado do trabalho diário realizado pela Escola Bolshoi. Além disso, os alunos apresentam as danças polovitzianas extraídas da ópera “O Príncipe Igor” que são de grande beleza e entusiasmo.

Danças polovitzianas da ópera “O Príncipe Igor”

A ópera foi iniciada em 1869 e só foi finalizada após a morte de seu compositor, o russo Alexander Borodin. O libreto origina-se do livro “A Saga do Exército de Igor”, que narra um episódio de invasão do sul da Rússia no século XII por um povo bárbaro e nômade conhecido como polovitzianos. A primeira versão das danças polovitzianas foi coreografada por Mikhail Fokine e teve sua estreia em 19 de março de 1909, provocando um forte contraste às tendências da época.
A versão apresentada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é de Kasyan Goleyzovsky, outro famoso coreógrafo russo. O balé acontece no acampamento dos polovitz, que acabaram de conquistar uma vitória sobre a tribo tarta, tendo o príncipe Igor e seu filho como seus reféns, e por sua condição são tratados com honras. Guerreiros surgem no cenário, o qual representa uma árida paisagem típica do nordeste asiático, e dançam em comemoração à vitória sobre seus inimigos. As coreografias fazem parte do segundo ato da obra, inspirada nas músicas do povo polovitz, habitantes da Ásia Central. As danças polovitzianas evidenciam o corpo de baile. A remontagem da Escola Bolshoi contou com a experiência de todos os mestres russos, que viveram esses personagens no Teatro Bolshoi.

BRADOO

O 7º BRADOO –  Congresso Brasileiro de Densitometria, Osteoporose e Osteometabolismo ocorre de 29 de outubro a 1º de novembro. Tradicional por promover a interação entre as especialidades que atuam na área do Metabolismo Ósseo, o Congresso promete trazer novidades na grade científica por meio do compartilhamento de informações entre cientistas e especialistas brasileiros e estrangeiros, além da apresentação dos estudos que deverão ser realizados pelas diversas áreas da Saúde.
Segundo a Dra. Victoria Zeghbi Cochenski Borba, membro da Comissão Científica Local, o BRADOO é o mais amplo e principal evento da área, com maior número de expositores, participantes e convidados de alto nível de diversas partes do país e do exterior. “É o local propício para que os cientistas mostrem e divulguem os trabalhos que estão sendo realizados e para os participantes se informarem sobre as novidades da área, além de revisarem conceitos consagrados”, ressalta a especialista.
Convicta de que o evento é uma excelente oportunidade de troca de experiências e de absorção de novos conhecimentos para todos aqueles que trabalham com o metabolismo ósseo, a médica lança o convite: “todos serão bem-vindos para abrilhantarem com sua presença esse evento que foi criado com a união de sociedades afins e vem crescendo a cada ano. Venham, tragam suas dúvidas, suas pesquisas e suas ideias para serem discutidas com todos”.