Dia Mundial do Rim

O Dia Mundial do Rim é celebrado no dia 9 de março, por meio de uma campanha de conscientização global destinada a conscientizar sobre a importância de nossos rins. A cada ano a campanha aborda um tema diferente.

O tema da edição de 2017 é "Estilo de vida saudável para rins saudáveis” e visa promover os hábitos de vida saudáveis, bem como chamar a atenção para a obesidade. Tão comum nos dias de hoje, a obesidade é uma das maiores vilãs na causa da Hipertensão Arterial, Diabetes e, consequentemente, na Doença Renal Crônica – que tem como principal origem essas duas doenças. Os rins tem um papel muito importante para o nosso organismo, pois tem entre suas principais funções auxiliar na eliminação de toxinas por meio da urina e da transpiração.

Você já deve ter ouvido falar que a água é essencial para a manutenção da vida e para o equilíbrio do organismo, pois é a grande responsável pela manutenção e cuidados dos nossos rins. Ela atua na prevenção contra problemas como pedras nos rins ou complicações nas articulações; ajuda no processo de emagrecimento; auxilia na manutenção da pressão arterial e mantém a temperatura corporal adequada.

Uma estratégia bastante eficiente para hidratar-se é manter uma garrafinha próxima à mesa de trabalho, de estudo e ir tomando em pequenos goles ao longo do dia, inclusive durante as atividades físicas intensas. Você pode também dar um sabor para sua água como colocar em sua garrafinha folhas de hortelã, rodelas de laranja ou pedaços de maçã, por exemplo.
Quanto à alimentação, grande parte dos alimentos naturais ou minimamente processados contém bastante água. É possível ingerir grande quantidade de água através destes alimentos, como frutas, verduras e legumes cozidos ou na forma de saladas.
Cuidado com as bebidas industrializadas (refrigerantes e bebidas adoçadas), pois apresentam alta proporção de água, em contrapartida excesso de aditivos, açúcares ou adoçantes artificiais em sua composição, não sendo fonte adequada para hidratação.
A Escola Bolshoi apoia esta iniciativa, compartilhe você também.
Cuide do seu rim, ele é essencial para sua saúde!

Para mais informações acesse o site da Pró-Rim (clique aqui), maior entidade filantrópica do Brasil na área de nefrologia. A Fundação Pró-Rim recebe 99% de pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde. E trabalha para garantir um tratamento digno aos pacientes renais, realizando um atendimento diferenciado, feito com amor e proporcionando benefícios físicos e emocionais.

Fernanda Couto Coelho
Nutricionista da Escola do Teatro Bolshoi Brasil