Vladimir Vasiliev recebe medalha pela sua contribuição ao Estado de Santa Catarina

O patrono fundador da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Vladimir Vasiliev, recebeu hoje a Medalha do Mérito Governador Luiz Henrique da Silveira, em cerimonia realizada na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Criada pela Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais em 2015, a Medalha do Mérito Governador Luiz Henrique da Silveira é destinada a pessoas que deram contribuição para as relações internacionais de Santa Catarina. “Vasiliev é um dos patronos fundadores da Escola do Teatro Bolshoi, um dos cases de maior sucesso nas relações internacionais do Governo do Estado”, lembrou o secretário, Carlos Adauto Virmond.
Vladimir Vasiliev foi ovacionado pela plateia de alunos da Escola, funcionários e muitas autoridades. Entre elas estavam o Secretario de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Viera, o vice-prefeito, Nelson Coelho, a esposa de Luiz Henrique da Silveira, Ivete Appel da Silveira, o presidente o Bolshoi Brasil, Valdir Steglich, vereadores e amigos do Bolshoi.
Em seu discurso, Vasiliev comentou da importância de um teatro para a cidade de Joinville, para que os formados pela Escola pudessem ter uma casa para trabalhar e lembrou que isso era um sonho de Luiz Henrique da Silveira. “Muitos formados pela Escola estão espalhados pelo mundo trazendo glória para sua cidade e país. Mas, com certeza, queremos vê-los por primeiro, em casa – na sua cidade, nos espetáculos e galas, junto com atuais alunos e novas gerações. Eu quero muito viver esse momento, em que verei o Teatro aqui em Joinville com meus próprios olhos. Tenho certeza que Luiz Henrique e todos que o amam vão compartilhar este momento com muita felicidade”.
Falou ainda que a homenagem é valiosa principalmente porque tem o nome de um grande visionário. “Tivemos um interesse comum que foi a criação da Escola do Teatro Bolshoi em Joinville. Tenho orgulho ser um dos fundadores da Escola e cada vez que chego aqui em Joinville, com alegria, percebo que nossa Escola, que no início era um pequeno arroio de cultura, que com o tempo virou um rio florescente, que une Brasil, Rússia e todo o mundo. Em nossas veias corre o mesmo sangue – amor pelo belo! E, se não fosse Luiz Henrique da Silveira, hoje não estaríamos aqui. Ele e vocês deram vida para muitas gerações de bailarinos, e hoje eu agradeço as pessoas que criaram essa medalha pela memoria desde grande homem. Essa homenagem eu entendo como uma homenagem conjunta de todo corpo administrativo, professores e colaboradores da Escola ao longo de todos os anos”.

Vladimir Vasiliev
Vladimir Vasiliev tem fama internacional como “Deus da Dança” e “Dançarino do Século”. Sua contribuição para o desenvolvimento da dança masculina no século XX é considerada de valor inestimável. Após se formar pela Escola do Balé Bolshoi em 1958 juntou-se ao Balé Bolshoi e em breve era sua estrela. Após deixar o palco do Bolshoi em 1988 foi ativo como artista convidado em muitas companhias de balé expressivas. Durante quase 30 anos de sua carreira dançou para e com o Teatro Bolshoi.

Créditos: Manuela Schneider