Bolshoi Brasil e Orquestra de Câmara Inhotim protagonizam o encontro

da arte com a natureza

Nesta quinta-feira, 22 de julho, às 19h30, no canal do YouTube Escola Bolshoi Brasil, acontece a estreia do clipe inédito gravado em Minas Gerais, com a participação da Escola Bolshoi, coreografia de Willian de Almeida e a Orquestra de Câmara Inhotim, sob regência do maestro César Timoteo. 

O convite para essa parceria surgiu por meio do Maestro César Timoteo, que conheceu o trabalho da Escola Bolshoi no aniversário de 20 anos da instituição, e percebeu o elo de ligação das instituições, na formação de jovens por meio da arte. O diretor Geral da Escola Bolshoi Pavel Kazarian, que também é músico, aceitou o desafio por entender a importância de unir essas duas artes. “Essa parceria é a intensa expressão de que a arte segue viva. Sua voz encontra espaço nessas oportunidades sublimes para se sobressair e alcançar milhões de corações sensíveis”, diz o maestro Timóteo. 

A gravação aconteceu no Instituto Inhotim, museu de arte contemporânea e jardim botânico, situado em Brumadinho (MG), um dos maiores museus a céu aberto do mundo. Pelos seus 140 hectares, 560 obras estão expostas em meio aos jardins e galerias. Na área de visitação, estão cerca de 4500 espécies de plantas de todo o mundo. As imagens impressionam com tamanha beleza. Os bailarinos dançam em meio a orquestra que toca a música Bachianas Brasileiras Número 4 de Heitor Villa-Lobos. “A música de Heitor Villa-Lobos é uma verdadeira inspiração para músicos e bailarinos. Para a Escola Bolshoi participar desse momento, junto a Orquestra de Câmara Inhotim, unir a arte da dança com música, num cenário contemporâneo, natural e totalmente brasileiro, vem de encontro com o nosso objetivo de contribuir com o fortalecimento da imagem do Brasil para o mundo e enaltecer a cultura brasileira”, comentou Kazarian.  

Segundo o maestro César Timóteo, “receber o Bolshoi Brasil no Inhotim e gravar aos pés do Tamboril, uma árvore centenária, foi um presente. Beleza natural e beleza artística harmonizadas em suas diversas formas: natureza, dança e música. Foi emocionante para nossos músicos interagir com jovens bailarinos de uma das melhores escolas de balé do mundo. Ao som do prelúdio de Villa-Lobos, antecipamos a esperança do reencontro e da aproximação plena, por meio da valorização da cultura, em uma instituição de fomento à produção artística.” 

Orquestra de Câmara Inhotim 

A Orquestra de Câmara Inhotim foi criada em 2019 e é fruto dos projetos socioeducativos de música que o Inhotim desenvolve desde 2012. A iniciativa reafirma o compromisso da instituição com a comunidade, mantendo, enquanto museu e jardim botânico, uma longa história de formação de jovens. Composta por 25 estudantes de música, a Orquestra tem por objetivo principal preparar seus participantes para o mercado de trabalho. Os ensaios didáticos acontecem semanalmente no Inhotim, permitindo e incentivando os jovens a experimentar e vivenciar os acervos de arte e botânica do Instituto.

Serviço: 

22 de julho, 19h30 

Canal YouTube Escola Bolshoi Brasil  (CLIQUE AQUI e acesse) 

Estreia Bachianas Brasileiras Nº 4 com Orquestra de Câmara Inhotim e Escola Bolshoi