Bolshoi Brasil recebe a coreógrafa Cassi Abranches

Cassi retorna a instituição para remontar a coreografia Ariana com os bailarinos da Cia. Jovem

De 13 a 17 de julho a Escola Bolshoi recebe a coreografa Cassi Abranches, que está na instituição para remontar o balé contemporâneo "Ariana", que teve estreia pela Escola Bolshoi no ano de 2013.

O espetáculo “Ariana” tem duração de vinte minutos, e é inspirado no poema de Vinícius de Moraes “Ariana, a mulher”.  Uma narrativa distinta, marcada pela procura da etérea mulher Ariana, que está em todos os lugares e é representada por todas as coisas que norteiam e surgem ao narrador ao longo de sua história. Encantada com a obra, a coreógrafa Cassi Abranches iniciou a pesquisa para transformar o poema em dança e, assim, trazer aos bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil a experiência de dar vida às mais diversas formas de Ariana.

Desse vez, Cassi retorna a Escola Bolshoi, para remontar a coreografia com os novos integrantes da Cia. Jovem e alunos formandos e assim, repassar todos os detalhes da obra nos novos corpos. A reestreia do balé está prevista para Agosto de 2019.

Sobre Cassi Abranches

Trabalhou no Grupo Corpo durante 12 anos e além da carreira de bailarina, também ministra oficinas e atua como coreógrafa em diversas companhias e escolas de dança. 

Natural de São Paulo-SP, Cassi Abranches estudou na Escola Municipal de Bailado. Com apenas 14 anos de idade, direcionou sua arte para a dança contemporânea e ingressou no Grupo Raça Centro de Artes. Em 1999 foi para a Bahia atuar como bailarina na companhia do Balé Teatro Castro Alves. Em 2000 a bailarina ingressou no Teatro Guaíra em Curitiba-PR e após um ano, em 2001, iniciou sua carreira no Grupo Corpo, em Minas Gerais – BH. 

Em 2009 Cassi começou a desenvolver trabalhos independentes.  Em 2012 a convite do Governo Brasileiro, Cassi criou um espetáculo para a abertura do Fórum Econômico Mundial na Suíça. 

Em 2013 encerrou suas atividades como bailarina do Grupo Corpo para dedicar-se aos seus projetos coreográficos. Foi responsável pela direção coreográfica da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Coreografou um dos balés em comemoração aos 40 anos do Grupo Corpo, além de trabalhos para o Ballet Jovem do Palácio das Artes, Cia Sesc de Dança e São Paulo Companhia de Dança. 


Fotos: Manuela Schneider