Avaliações de Dança Clássica

De 3 a 6 de dezembro, acontecem as avalições finais de Dança Clássica da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Momento muito esperado da insituitção, pois é quando os alunos mostram o resultado do trabalho desenvolvido durante todo o ano e os professores a metodologia e técnica aplicada à eles. Para a ocasião, uma banca de jurados, professores da Escola e convidados especiais e respeitados do mundo da dança e artístico, avaliam o desempenho das turmas. 

Esse ano os convidados são:

Carina Odisio – Diretora / KOI Ballet / Santa Fé, Argentina 

Cecília Kerche – Personalidade da dança / Rio de Janeiro 

Cristina Sanchez – Diretora / Organização Danzamerica / Córdoba, Argentina 

Eliana Caminada -  Personalidade da dança / Rio de Janeiro

Matheus Alborghetti – Pianista / Curitiba – Joinville 

Pedro Pires – Diretor Artístico / Balé Guaíra / Curitiba (Avaliação de Dança Contemporânea) 

Priscila Yokoi – Personalidade da dança / São Paulo 

A Disciplina de Dança Clássica acompanha os alunos da Escola Bolshoi durante todos oito anos de formação. É a base de todas as danças que reúne uma série de técnicas e movimentos específicos. A Escola utiliza o método Vaganova, criado no século XX pela bailarina russa Agrippina Vaganova. Nele, busca-se o aprendizado de forma gradual e enfatiza-se a consciência corporal do aluno a cada movimento. 

 Entre as peculiaridades do método estão a plasticidade dos braços, o desenvolvimento da força, flexibilidade e expressividade necessária ao estudo do balé. 

A ênfase das aulas na Escola Bolshoi é para que se dance com o corpo inteiro, ao invés de executar movimentos mecânicos e o resultado são bailarinos que deslumbram o público tanto por sua graça quanto por sua bravura.