A bailarina formada na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Amanda Gomes, atualmente solista da Ópera de Kazan, na Rússia, ganhou medalha de ouro em uma das competições mais prestigiadas no cenário mundial da dança, “The Varna International Ballet Competition”. Além da medalha de ouro, que é um ápice em sua carreira, Amanda fará parte da galeria de fotos dos vencedores do concurso, que está recheada com os maiores nomes mundiais da dança, como: Ekaterina Maximova (1964), Mikhail Baryshnikov (1966), Eva Evdokimova (1970), Sylvie Guillem (1983), Manuel Legris (1984), Aurélie Dupont (1992), Ivan Vasiliev (2006).

Sobre o concurso em Varna

O concurso foi fundado em 1964, é o mais antigo da história. Acontece a cada dois anos em Varna, Bulgária, e é considerado o maior concurso de balé do mundo. A competição gira em torno de 3 etapas: na 1ª etapa, os bailarinos apresentam uma variação de balé de repertório; e nas 2 etapas finais, dançam uma variação de balé clássico e uma coreografia contemporânea.
Amanda Gomes competiu com seu partner e colega de trabalho, o bailarino Mikhail Timaev, com os Pas de Deux dos Balés Don Quixote, Quebra-nozes e Laurência e duas variações contemporâneas, sendo uma delas a melhor coreografia contemporânea do concurso. Além da medalha de ouro, Amanda foi convidada a participar de uma Gala no "Sofia National Opera and Ballet", temporada 2016/2017, uma grande honra aos participantes, pois apenas duas bailarinas do concurso foram agraciadas com essa participação.

Conheça Amanda Gomes

Amanda Gomes, de 21 anos, natural de Goiânia/GO, atua na “Ópera de Kazan” desde 2014. A história de Amanda com a dança existe há 16 anos, e cada vez mais vem crescendo e alcançando o sucesso almejado pela jovem, que já ganhou diversos prêmios nas melhores competições de balé do mundo, com conquistas de medalhas de ouro, representando o Brasil, nos EUA, Turquia, Rússia, e a conquista mais recente e de muito orgulho, na Bulgária, pois é o maior concurso do mundo na área da dança. Para a família de Amanda, que está toda no Brasil, o significado de mais esse título é orgulho. “Estamos muito orgulhosos. Nessa hora, sentimos o conforto pela determinação dela, por todo esforço, pelo sacrifício da distância, e por todos os obstáculos que enfrentou para chegar até lá. Estivemos com ela em pensamento todo esse tempo, e a felicidade é indescritível”, conta Polyana Gomes, mãe da bailarina.
Amanda começou a sua carreira profissional como bailarina da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, que durante dois anos, protagonizou os mais importantes papeis pela instituição e em 2014 foi contratada pela “Ópera de Kazan”, na Rússia, onde é Solista.
Nasceu em Goiânia-GO, veio com a família para estudar balé clássico na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil quando tinha 10 anos de idade, sua professora de dança em Goiânia foi quem a avisou sobre as audições em Joinville/SC. Amanda sempre foi fascinada pelos trajes de dança, as sapatilhas e a vida de bailarina, por isso, quando ingressou no Bolshoi Brasil já sabia o que queria ser, uma grande bailarina.
A família acreditou no sonho da menina, de dez anos de idade, e largaram tudo em Goiânia para acompanhar os estudos da filha em Joinville.
Na carreira profissional Amanda já protagonizou os mais importantes papeis: Giselle, do Ballet Giselle; Kitri, do Ballet Don Quixote; Aurora, em A Bela Adormecida, Julieta de Romeu e Julieta. Teve a oportunidade de atuar com ícones da dança mundial como Natália Osipova, Elena Andrienko, Ivan Vassiliev, Andrey Bolotin, Andrey Uvarov, Vladimir Vasiliev. Em 2006 ganhou o prêmio de Destaque Cultural do Estado de Goiás; em 2010 o prêmio de Bailarina Revelação no International Ballet Competition (Jackson - Mississipi); em 2012 ganhou o Primeiro Lugar Feminino e Melhor Bailarina do Festival Internacional de Dança de Goiás e medalha de ouro na Competição Internacional de Balé em Istambul, na Turquia. Em 2013 conquistou o primeiro lugar na famosa competição internacional Youth America Grand Prix (YAGP), em Nova Iorque, como melhor Pas de Deux e diploma de mérito por ter participado da grande final do XII Moscow Ballet Competition, na Rússia. Em 2014 Amanda ganhou medalha de ouro, prata e bronze no concurso “XIII Russian Open Ballet Competition “Arabesque - 2014”, em Perm, na Rússia. Participou de galas nacionais e internacionais como bailarina convidada.
Agora, em 2016, na Bulgária, a bailarina de ouro conquista mais uma grande medalha para sua coleção, e se consagra tendo seu nome inserido ao lado dos maiores bailarinos da história mundial.