Espetáculos especiais, renovação de contrato e lançamento de livro marcam o aniversário de 20 anos

Duas noites memoráveis com plateia cheia. Assim foram os dias 14 e 15 de março com a apresentação dos espetáculos “O Quebra-Nozes” e  Grande Suíte do Balé “Don Quixote”, no Centreventos Cau Hansen, em comemoração aos 20 anos da Escola Bolshoi no Brasil. Mais de 100 alunos, bailarinos da Cia. Jovem e professores da Escola Bolshoi subiram ao palco acompanhados dos solistas convidados, os bailarinos do Teatro Bolshoi da Rússia, Bruna Gaglianone e Erick Swolkin. O público online também marcou presença representativa: 12.188 pessoas assistiram a transmissão das duas noites via YouTube.

“O evento foi um sucesso. Isto reflete as duas décadas de intenso trabalho, dedicação, amor e, antes de tudo, acreditar que podemos fazer a diferença. O público sabe que nossa missão vai muito além de formar bailarinos, contribuímos para formar cidadãos. Hoje acolhemos 250 alunos de 22 Estados e dois países latinos, e temos índice de 75% de empregabilidade nos cinco continentes. Este é o êxito do Bolshoi Brasil”, destacou Valdir Steglich, 12 anos à frente da presidência da Escola e há 20 anos contribuindo como médico, sendo homenageado na ocasião com a entrega da comenda “Ordem do Mérito Cultural Bolshoi Brasil”.

Além da atração, dois marcos institucionais pautaram as celebrações dessas duas décadas no dia 15 de março: a renovação do contrato com o Teatro Bolshoi de Moscou, assinado pelo presidente do Bolshoi Brasil, Valdir Steglich, e o diretor financeiro do Teatro Bolshoi de Moscou, Serguei Maksimenko, e a renovação de Apoio do Governo do Estado de Santa Catarina à Escola Bolshoi, na ocasião assinado pela presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ana Lúcia Coutinho.

As comemorações foram prestigiadas por várias autoridades,  pelo Embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, o Secretário de Articulação Internacional de Santa Catarina, Derian Campos, os deputados federais, Rodrigo Coelho, Darci de Matos, Carlos Chiodini e Coronel Armando, o político Paulo Bauer, o vice-prefeito de Joinville, Nelson Coelho, o Cônsul da Rússia em São Paulo,  Yury Lezgintsev, Comandante do 62º. BI de Joinville, Ricardo de Andrade Serrazes, Flávia Didomenico, Presidente da Santur e o Presidente do Instituto do Festival de Dança de Joinville, Ely Diniz Filho. Cecília Kerche, Eliana Caminada, Cesar Lima, personalidades da dança, vieram especialmente para o evento. A atriz global Mel Maia, a cantora Rafa Gomes, finalista do The Voice Kids também prestigiaram as apresentações, além de ex-colaboradores, Amigos do Bolshoi e muitos admiradores da arte.

Mensagem diplomática

Da Rússia, uma mensagem diplomática especial. O Primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin parabenizou a Escola destacando que o balé continua sendo uma ponte cultural entre a Rússia e o Brasil e a criação da Escola no ano de 2000 é um exemplo emblemático disso, possível graças aos bailarinos lendários Alexander Bogatyrev e Vladimir Vasiliev, bem como ao então prefeito da cidade Luiz Henrique da Silveira. “Com a abertura da Escola, jovens talentos de diversos estados do Brasil e de outros países ganharam a oportunidade de aprender a técnica única de balé clássico russo, estudar a história da arte, fazer estágios no Teatro Bolshoi e descobrir que o caminho ao palco é um árduo trabalho”, disse o Embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, que leu a mensagem do ministro russo.

E destacou: “Muitas estrelas do balé apareceram graças a esta escola. Estou convencido de que a Escola do Teatro Bolshoi continuará um dos símbolos das amistosas relações de boa vizinhança que unem os dois países e favorecerá o futuro desenvolvimento da nossa cooperação cultural”, reforçando o texto do contrato que foi assinado junto ao Teatro Bolshoi de Moscou. O documento ressalta que os dois países estão interessados no incremento do intercâmbio cultural e educacional, visando o estreitamento das relações entre as instituições, considerando as relações russo-brasileiras.

Lançamento do Livro

A celebração dos 20 anos também apresentou novidade pela literatura. A história de duas décadas foi registrada no livro “Uma Escola para a Vida”, organizado pela Escola Bolshoi com publicação da Manuscritos Editora. O livro está à venda no site www.manuscritoseditora.com e na sede da Escola Bolshoi, em Joinville.

O privilégio de comemorar 20 anos de uma instituição não se conquista sozinho, exige talento, espírito de equipe e, acima de tudo, bons parceiros. Ao comemorar nosso aniversário, temos a certeza de que esse foi o nosso diferencial, que nos permitiu chegar até aqui para contar esta trajetória. Graças aos Amigos do Bolshoi seguiremos ao longo do ano, com uma agenda especial, em celebração aos nossos 20 anos.

Aos Amigos do Bolshoi nosso muito obrigado: Prefeitura de Joinville, Governo de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal, Caixa Econômica Federal, União Química | Farmacêutica Nacional, Whirlpool Corporation, Zurich Santander, Brascabos, Nidec Global Appliance, Britânia, thyssenkrupp, Havan, Arteris, Martinelli Advogados, BMW, Millium, Engie, Companhia de Navegação Norsul, Expresso São Miguel, Philco, Ambiental, Acttivita, Acostamento, BRDE, Condor, Ciser, Cristalmaster, Docol, Elkem, FGM, Gabivel, Giassi, IBRLAM, Krona, Lina Maria Aguiar, 1º Registro de Imóveis Joinville, Serviço de Anestesiologia de Joinville, Schulz SA, Tabelionato de Notas e Protestos de Joinville, Ventisol Agratto, Zanotti, Funarte, Ministério do Turismo, Unicred, NSC TV e NDTV Record.

Bravo!

Clique aqui e confira as fotos sociais dos espetáculos realizados nos dias 14 e 15 de dezembro.