Gala Bolshoi encerra Temporada 2018 com estreias

No dia 14 de novembro, às 20h, no Teatro Juarez Machado, acontece a “Gala Bolshoi”, último espetáculo da Temporada 2018, que conta com o patrocínio da CDL Joinville e apoio do Convention Bureau e Unisociesc. O evento oportuniza a formação e projeção cênica dos alunos e bailarinos, além de movimentar o cenário cultural da cidade com espetáculos de qualidade a preços acessíveis para Joinville e Região. Os ingressos custam R$30,00 e estão à venda no site www.enjoyevents.com.br e na secretaria da Escola Bolshoi.

A programação da noite será contemplada com duas estreias, criadas por coreógrafos  da cidade de Joinville, através do Projeto Elisabete Anderle: “Em tempo de tempestade”, de Fernando Lima e “Ubuntu”, de Jesse Cruz. Estes trabalhos têm o apoio do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2017.

O contemporâneo “Em tempos de tempestades”, de Fernando Lima, busca trazer ao palco os conflitos do cotidiano, momentos turbulentos que vivenciamos em nosso dia a dia. O trabalho faz uma analogia à grandes tempestades, e de onde sempre tiramos força em algo maior para superá-las. A coreografia tem um resgate do lirismo impresso na obra.  “O resultado mostra que mesmo quando passamos por tempos turbulentos, nos apegamos a algo espiritual, que nos guia e nos dá força para continuar nossa jornada, independente de nossas crenças ou religião. A cura está no compartilhar, no toque e na compreensão do outro. Ela explora o singelo.”, explica Fernando.

Já o coreógrafo Jesse Cruz permeia em seu trabalho as bases da filosofia e mitologia africana, nutrindo o  multiculturalismo entre o conceito de humanidade, pertencimento e resistência, o “Ubuntu”. O trabalho conta a lenda da transição da menina para a mulher, da princesa para a rainha, diante das manifestações envoltas aos corpos dançantes de um grupo étnico do continente africano. Uma sociedade sustentada pelos pilares do respeito e da solidariedade faz parte da essência de “Ubuntu”. “As manifestações africanas por muito tempo e até os dias de hoje, sofrem preconceitos, invisibilidade sendo marginalizadas, pela falta de compreensão de seus códigos, tradições e principalmente pelo apagamento cultural que tivemos na colonização”, comenta o coreografo Jesse.

O espetáculo conta ainda com trechos de grandes balés de repertório como Raymonda, Don Quixote e La Bayadère, além de coreografias clássicas e contemporâneas já conhecidas e queridas pelo público, como o duo “Meditação de Thaís” e Fragmentos de “... Que Saudades Elis”, ambas interpretadas por bailarinos da Cia. Jovem.

Formação de Plateia

Na tarde do dia 14 de novembro, às 15h, no Teatro Juarez Machado, em Joinville/SC, a Escola Bolshoi apresenta o espetáculo gratuito de “Formação de Plateia”. Crianças da rede pública de Joinville, Centro de Educação Infantil e Escolas de Dança, já agendados previamente com a instituição, vão prestigiar um lindo espetáculo preparado especialmente para a ocasião. Na formação de plateia há uma interação com o público visando estimular o gosto pelas artes e o hábito de frequentar o teatro. Por meio desses estímulos e reflexões, a plateia se familiariza com a linguagem cênica.

Gala Bolshoi

Quando: 14 de novembro

Local: Teatro Juarez Machado

Valor: R$ 30 inteira, R$15,00 meia entrada (para estudantes, idosos e professores com comprovante)