A Escola Bolshoi recebe nesta quinta-feira, 15/09, a Oficina “Sobre Anseios e Vontades” realizada pela bailarina Letícia Souza.
A Oficina será oferecida para os alunos da 7ªC e outros 15 participantes, e faz parte do Projeto “Processo criativo em dança e montagem do espetáculo sobre anseios e vontades”, contemplado no Prêmio Klauss Vianna 2014 Funarte/Ministério da Cultura/Governo Federal. Além de Letícia Souza, que já foi professora na Escola Bolshoi, Anderson do Carmo, bailarino, diretor, crítico e pesquisador da dança, ex-integrante do Cena 11 também ministrará a oficina.

Sobre o projeto “Processo criativo em dança e montagem do espetáculo Sobre anseios e vontades”:
O projeto consiste no encontro e nas possibilidades de troca entre os artistas Letícia Souza e Anderson Do Carmo. De acordo com o intercâmbio de pesquisas entre os dois artistas, estão sendo realizados encontros presenciais nas cidades de Joinville e Florianópolis na forma de ensaios práticos e na reflexão/diálogo de textos e pesquisas pessoais que ambos os artistas desenvolvem em paralelo nas suas respectivas cidades. A partir destes ensaios iniciou-se o processo de montagem do espetáculo “Frágil, ou, essa dança é 30 minutos mais longa do que poderia ser para competir”. O espetáculo originado na pesquisa híbrida entre diretor e intérprete será realizado na cidade de Joinville (duas apresentações abertas ao público no SESC Joinville) e Florianópolis (duas apresentações abertas ao público no SESC Prainha). Ainda como parte integrante do projeto consta a realização de uma oficina em cada cidade mencionada acima, com a intenção de justamente possibilitar reflexões e possíveis diálogos em dança e em processos criativos. Durante todo o processo artístico estão sendo construídos textos e registros fotográficos atualizados semanalmente em página/mídia virtual (facebook) própria do projeto.

Sobre a oficina “Sobre anseios e vontades”:
A oficina pretende apresentar ferramentas de investigação do movimento que permitam ao corpo ser crítico a seus hábitos assimilados. Objetiva-se apresentar modos de engajamento na dança onde a prática aponte caminhos não programados e permita a descoberta de diferentes modos de fazer o que já se faz. Em diálogo com o espetáculo frágil, ou, essa dança é 30 minutos mais longa do que deveria ser para competir – fruto do projeto Sobre anseios e vontades - a oficina não pretende ser uma aula, mas um laboratório para descobertas individuais desencadeadas por um processo comum.