A Escola Bolshoi está realizando o Projeto Conexões, que tem apoio da Fundação Catarinense de Cultura, por meio do Edital Elisabete Anderle, de estímulo à cultura, do Governo do Estado de Santa Catarina.
A proposta visa um curso de desenvolvimento teórico e prático nas áreas de dança contemporânea e interpretação aos alunos da Escola Bolshoi, e admiradores desta arte também estão sendo contemplados, com palestras gratuitas em nossa instituição. Nesta semana, estamos recebendo a Doutora em Teatro, Mestre em Comunicação e Semiótica e Especialista em Dança Cênica, Jussara Xavier.
O foco do curso que está sendo oferecido é na composição e análise de obras da dança contemporânea. “Acredito que a criação e a leitura de uma obra de dança envolvem aspectos relacionados a percepção e organização do corpo; a investigação de possibilidades de movimento (o "como" o corpo se move); as razões e intenções envolvidas na ação de dançar e o ambiente escolhido para dançar (um palco italiano, uma arena, uma praça, a rua, etc.). Cada tomada de escolha implica em uma tomada de posição: trata-se, afinal, de "com-posição. Podemos definir coreografia como um conjunto de movimentos que tem uma lógica própria. Mas descobrir os diferentes modos de associação e articulação que formam qualquer trabalho coreográfico não é tarefa fácil. Requer muito estudo e o cultivo da atenção”, explica Jussara.
O curso pretende colaborar para que os estudantes acessem diferentes modos de composição coreográfica (na teoria e na prática), de pensamento artístico inventivo, incentivando-os a buscar seus próprios mecanismos criativos no mundo da dança."
Na sexta-feira, dia 26 de agosto, às 18h15, na Escola Bolshoi, acontece a palestra aberta a comunidade, “Dançar É”, com Jussara Xavier. O evento é gratuito e aberto ao público.