Bolshoi Brasil realiza Curso de Verão

De 21 a 25 de janeiro, a Escola Bolshoi abre suas portas, pela terceira vez, para realizar curso de verão da técnica russa Vaganova no período de férias. Mais de 400 cursistas participam de aulas que serão ministrados por professores russos e brasileiros, fomentando o turismo na capital nacional da dança e da região norte do Estado de SC neste início de ano.

No total, 15 cursos foram disponibilizados para bailarinos e professores: balé clássico iniciante, intermediário e avançado; variações de repertório, técnica de pontas, Metodologia Vaganova: 1ª a 3ª Séries, com certificado via Bolshoi Brasil. As aulas acontecem das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h.

Os cursos de Metodologia Vaganova: 1ª e 3ª Séries; são destinados a profissionais da área, que já tem realizado a introdução ao método. No curso, são repassadas técnicas de cada série,  passo a passo. Para facilitar o entendimento, os cursistas recebem apostilas com tópicos do que é repassado pelos professores. Com auxílio de alunos da Escola Bolshoi os movimentos são explicados, durante as aulas, exemplificando a teoria aplicada.

Segundo Maikon Golini, o curso para Professores, tem a intenção de proporcionar  um panorama  sobre o método russo que hoje vem ganhando força no cenário brasileiro. “Fazer o curso de metodologia da Escola Bolshoi, para àqueles que buscam a profissionalização e conhecimento da arte do movimento clássico, é uma experiência gratificante. Possibilita aos cursistas novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da linguagem corporal, que contribuirá para o processo de ensino aprendizagem. E para nós, da Escola, é muito importante a presença de tantos profissionais da área da dança, pois dessa forma, contribuímos para disseminar a técnica russa e incentivamos que mais pessoas conheçam nossa instituição e nosso trabalho”, completa Maikon.

Metodologia Vaganova

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil utiliza o método Vaganova, criado no século XX pela bailarina russa Agrippina Vaganova. Nele, busca-se o aprendizado de forma gradual e enfatiza-se a consciência corporal do aluno a cada movimento.

Vaganova utilizou a fluidez e expressividade dos braços e torsos do método francês e os giros e saltos virtuosos do método italiano, e desenvolveu um estudo bem planejado. Entre as peculiaridades estão o desenvolvimento da força da parte inferior das costas, a plasticidade dos braços e o desenvolvimento da força, flexibilidade e expressividade necessárias ao estudo do balé. A ênfase é para que se dance com o corpo inteiro, ao invés de executar movimentos mecânicos. O resultado: bailarinos que deslumbram o público tanto por sua graça quanto por sua bravura.

O método é aplicado nas escolas e companhias da Rússia e foi adotado na Europa, América do Norte e outras regiões do mundo. Entre os bailarinos formados pelo método Vaganova podemos citar Rudolf Nureyev, Mikhail Baryshnikov, Nathalya Makarova, Galina Ulanova, Marina Semyonova, Vladimir Vasiliev, Ekaterina Maximova e as atuais estrelas do balé mundial Svetlana Zakharova, Maria Alexandrova, Nikolai Tsiskaridze, Yuri Klevtsov e Natalia Osipova.