O centro-oeste da Áustria será a casa de mais dois brasileiros a partir de julho. Os bailarinos da cia. Jovem Bolshoi Brasil, Edward Nunes e Pedro Pires se juntam a outros quatro brasileiros, na Salzburg Landestheater, na Aústria.

Edward Nunes, 20 anos, está na Escola Bolshoi há quatro anos, sendo o último como bailarino profissional. Já viveu papeis marcantes na instituição. Ainda como aluno, foi solista na estreia do balé “O Quebra-Nozes”, interpretando o personagem marcante e contemporâneo, Rei dos Ratos. Destacou-se em papeis de dança contemporânea, dançando coreografias de Liliane Grammont, Cassi Abranches, Luiz Fernando Bongiovanni, Alex Neoral, Jomar Mesquita, Phillipe Trehet. Participou de festivais pelo Brasil conquistando premiações, recentemente no Tanzolymp, na Alemanha, foi o único premiado em 1ª lugar em duas coreografias.
Foi no Festival de Tanzolymp que surgiu a oportunidade para trabalhar na Europa, pois além das premiações recebeu algumas propostas de emprego. Como já estava na Europa, aproveitou a ocasião, para visitar outras Companhias de Balé, entre elas a Salzburg, que fica localizada na Áustria. “Fiz uma aula, pensando que estava fazendo uma aula, com meus amigos do Brasil, mas na realidade estava sendo avaliado pela direção da companhia austríaca”, conta Edward.

Essa proposta surgiu em fevereiro desse ano. O contrato chegou no final de maio. “Não imaginava trabalhar no exterior, fiquei muito feliz com a proposta. Mas espero um dia voltar ao Brasil e trabalhar numa companhia Nacional e repassar todo o meu aprendizado e experiência”.

Sobre o que viveu no Bolshoi Brasil comentou que só tem a agradecer. “Eu entrei sem conhecimento nenhum em dança e saio contratado por uma Cia. na Europa. Sou filho do Bolshoi Brasil. Nós somos a soma de todas as histórias que nos ensinam a crescer, e o Bolshoi é a maior história que já passou pela minha vida. Além de crescimento pessoal e profissional, o Bolshoi Brasil me desenvolveu para vida; pela estrutura, pelos profissionais. Estão preparando a gente para o futuro, temos que saber respeitar e dar valor a tudo isso. Nós temos que repassar para o mundo o quão grande nós somos, graças ao Bolshoi Brasil. Temos que dançar como uma família, não é individual. É complicado cortar o cordão umbilical é muito difícil. Esse é o fim de um grande ciclo e início de outro”.

Superação e Plano de Vida

Pedro Farias Pires Neto, 17 anos, é baiano natural de Eunápolis/BA, ingressou na Escola Bolshoi em 2012 na 5ª série do curso de dança clássica. Porém, antes de realizar esse sonho, a conquista de uma vaga na única filial do famoso Teatro Bolshoi, tentou cinco vezes o teste até conseguir o sucesso almejado. Um dos motivos que impediam Pedro de seguir adiante nas etapas da Audição era o peso. Desistir não estava nos planos do jovem. Durante o tempo em que aguardou a próxima audição da Escola Bolshoi ele frequentou a nutricionista, fez um plano alimentar, aumentou sua carga horária de ensaios na academia de dança, tudo pensando em aprimorar sua técnica e chegar ao nível exigido pela Escola Bolshoi. Foi na audição de 2011, pela quinta vez, que Pedro teve sucesso e se tornou um aluno da Escola Bolshoi.

Dono de excelente técnica e vigor em palco, com giros estonteantes, Pedro já Interpretou papeis de destaque nos balés “Don Quixote”, “O Quebra-nozes”, “Giselle”, “Raymonda” e "Ópera do Ballet Príncipe Ígor". Já participou de concursos nos Estados Unidos e Europa.

Há um ano na Cia. Jovem já adquiriu muita experiência. “Ter aulas com professores russos e brasileiros, acompanhamento físico, com professor de academia, carga horária para aulas e ensaios, isso tudo fez com que tivesse mais conhecimento, técnica, corpo, além de aprender muita coisa. Vou levar comigo um pedaço do Bolshoi Brasil”, conta Pedro.

Pedro também participou no inicio do ano do Tanzolymp, na Alemanha e foi lá que surgiu o convite do diretor da Salzburg Landestheater. Além da premiação, ele recebeu outros convites, mas foi o da Salzburg que aceitou. “Eu já fui convidado duas vezes para a Escola do Miami City Ballet, fui convidado para Conservatório Nacional de Lisboa e para a Escola do Canadá – Winnipeg Ballet. Mas eu já estava em uma escola, uma das melhores do mundo, a Escola Bolshoi. Não fazia sentindo sair daqui e ir para outra escola. Esperei o momento certo e ele chegou”.

Para a sua nova casa, seu novo palco, almeja conhecer coisas novas, técnicas novas. “Sei que vai ser diferente. Estou confiante, sem medo, quero crescer mais. Sou grato a Escola Bolshoi, a minha família pelo incentivo e aos amigos”, conclui o bailarino.

O contrato

Os trâmites legais para a contratação dos bailarinos estão sendo organizados. A previsão é de começar o novo trabalho, na Salzburg Landestheater, no inicio de julho.

Despedida

No dia 24 de junho, na sexta com arte, acontece a despedida dos bailarinos. Toda a Cia. Jovem estará em palco. Um momento de recordar números vibrantes executados pelos bailarinos, que agora trilham novos caminhos profissionais. Os espetáculos acontecem na sala Agrippina Vaganova, na sede da Escola Bolshoi, a entrada é gratuita, em dois horários 11h15 e 17h15.