Escola Bolshoi realiza pré-seleção com Projetos Sociais do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão

August 11, 2025

Escola Bolshoi realiza pré-seleção com Projetos Sociais do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão

No dia 18 de agosto (segunda-feira), a partir das 9h, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, estará no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, no projeto Vidançar (Avenida Itaoca 1975, sala 201, Inhaúma, Rio de Janeiro/RJ) realizando uma pré-seleção para crianças de comunidades do Rio de Janeiro e projetos sociais. Na pré-seleção, profissionais do Bolshoi analisam as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo.

Podem participar meninas nascidas em 2015 e 2016 (ingresso 1º Ano) e 2008 a 2014 (ingresso em turmas avançadas) e meninos nascidos de 2014 a 2016 (ingresso 1º Ano) e 2008 a 2013 (ingresso em turmas avançadas).  

Os testes 
Para os candidatos com experiência em dança, meninas nascidas de 2008 a 2014 e meninos nascidos de 2008 a 2013, a avaliação ocorre por meio de uma aula de balé específica, na qual os profissionais do Bolshoi analisam a habilidade dos participantes em executar exercícios básicos nas barras, no centro e, para as candidatas femininas, no uso de sapatilhas de ponta. Os aprovados nessa fase, são convidados a vivenciar por uma semana a rotina da Escola Bolshoi e concluir os testes na instituição.

Quanto às crianças que ainda não dominam a arte da dança, que fazem o teste para ingresso no 1º ano da Escola Bolshoi, meninas nascidas em 2015 e 2016 e meninos nascidos de 2014 a 2016, o teste é lúdico, envolvendo atividades como saltar, tocar os pés sem dobrar os joelhos e outros exercícios pertinentes ao desenvolvimento da dança. Através desses movimentos, os avaliadores analisam as habilidades das crianças para assimilarem o Método Vaganova, utilizado no ensino de dança clássica na Escola Bolshoi.

As crianças aprovadas na pré-seleção, avançam para a última etapa do processo de admissão, realizada em outubro, na cidade de Joinville/SC, onde disputam uma vaga para o curso de Dança Clássica na Escola Bolshoi, com ingresso no 1º ano da instituição em 2026.

Oportunidade 
Atualmente, a Escola Bolshoi têm 12 crianças oriundas de projetos sociais e comunidades do Rio de Janeiro, incluindo o Complexo do Alemão, Complexo do Chapadão, Cidade de Deus, Complexo da Maré, Baixada Fluminense e Bento Ribeiro. Todas passaram pela pré-seleção e hoje têm suas vidas transformadas, assim como as de suas famílias. Através da dança, essas crianças não apenas se tornam artistas, mas também cidadãos, com novas perspectivas e oportunidades. Um exemplo inspirador é Luis Rego, ex-aluno da Escola Bolshoi, que, vindo do Complexo do Alemão, agora atua na renomada companhia Dance Theatre of Harlem, em Nova York, comprovando que a arte é capaz de transformar vidas e mudar o mundo.



SERVIÇO
Pré-Seleção no Vidançar
Quando: 18 de agosto
Onde: Avenida Itaoca 1975, sala 201, Inhaúma, Rio de Janeiro/RJ 
Quem pode participar: Crianças de projetos socias, ongs e comunidades 
Meninas: nascidas 2015 e 2016 (ingresso 1º Ano) e 2008 a 2014 (ingresso em turmas avançadas) 
 Meninos: nascidos de 2014 a 2016 (ingresso 1º Ano) e 2008 a 2013 (ingresso em turmas avançadas).  



26 de setembro de 2025
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil promove em Pouso Alegre (MG), nos dias 7 e 9 de outubro de 2025, uma programação que inclui pré-seleção de novos alunos, workshops gratuitos de dança clássica e apresentação gratuita do espetáculo “Sonho de uma Noite de Verão”. A iniciativa integra o projeto Escola Bolshoi em Minas, patrocinado pela União Química, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com apoio da Gasômetro Madeiras, Pouso Net e Terra do Mandu. Realização Espaço Ampliar, Secult e Governo de Minas Gerais - AQUI O TREM PROSPERA. Espetáculo gratuito No dia 9 de outubro, às 20h, no Summit Hall, acontece o espetáculo “Sonho de uma Noite de Verão”, promovido pelo projeto Escola Bolshoi em Minas. Adaptação do clássico de William Shakespeare, com coreografia de William Almeida, coreógrafo do Bolshoi Brasil, reúne bailarinos da Cia Jovem da Escola Bolshoi, com aproximadamente uma hora de duração e classificação livre. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Summit Hall, no dia 09 de outubro, a partir das 19h, limitados a dois (02) por CPF. Formação de Plateia Também no dia 9 de outubro, às 14h, no Summit Hall, será realizada a atividade de Formação de Plateia com uma apresentação fechada do espetáculo direcionada a alunos da rede pública, ONGs e grupos da terceira idade. A ação tem por objetivo aproximar o público da dança, oferecendo um primeiro contato com a arte e promovendo diálogo entre plateia e profissionais da Escola Bolshoi sobre o processo de criação e montagem de um espetáculo. Pré-seleção de novos alunos No dia 7 de outubro, a partir das 8h30, a Escola de Ballet Luiz Henrique (Rua Maria Barros Beraldo, nº 90, Bairro Guanabara) será palco da pré-seleção de novos alunos da Escola Bolshoi. Profissionais do Bolshoi Brasil analisaram as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo. Podem participar meninas nascidas em 2015 e 2016 e meninos nascidos em 2014, 2015 e 2016, com ou sem experiência em dança. As crianças aprovadas na pré-seleção, avançam para a última etapa do processo de admissão, realizada nos dias 24 e 25 outubro, na cidade de Joinville/SC, onde disputam uma vaga para o curso de Dança Clássica na Escola Bolshoi, com ingresso no 1º ano da instituição em 2026. As inscrições devem ser feitas até 5 de outubro no site bolshoi.escolabolshoi.com.br/audicoes . A taxa é de R$ 40,00, com possibilidade de isenção para alunos da rede pública e de ONGs, mediante solicitação pelo e-mail producao3@escolabolshoi.com.br Workshops gratuitos Ainda no dia 7 de outubro, a Escola de Ballet Luiz Henrique recebe workshops gratuitos de dança clássica, parte da programação oficial do projeto. 10h45 – Workshop para faixa etária de 11 a 14 anos 14h – Workshop para faixa etária de 15 a 20 anos As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pelo site da Escola Bolshoi ( https://www.escolabolshoi.com.br/ )
17 de setembro de 2025
Informamos que, tras la realización de la preselección en Rosario, Argentina, se han seleccionado los siguientes candidatos para la siguiente etapa del proceso. Agradecemos a todos los participantes por su dedicación e interés. Iniciativas como esta son las que permiten a la Escuela Bolshoi reafirmar su compromiso con el arte y la cultura, a la vez que descubre nuevos talentos. Consulta la lista de los aprobados en los siguientes editales: EDICTO 197/2025 - masculino para candidatos nacidos entre 2014 y 2016 EDICTO 198/2025 - femenino para candidatas nacidas en 2015 y 2016 EDICTO 199/2025 - masculino para candidatos nacidos entre 2008 y 2013 EDICTO 200/2025 - femenino para candidatas nacidas entre 2008 y 2014
8 de setembro de 2025
No dia 6 de setembro de 2025, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única filial do Teatro Bolshoi de Moscou no mundo, escreveu mais um capítulo histórico em sua trajetória. Em uma noite de gala, no palco do Teatro Bolshoi, 30 bailarinos, entre alunos e formados que hoje brilham em importantes companhias russas, celebraram os 25 anos do Bolshoi Brasil. Diante de um teatro lotado, o espetáculo revelou toda a garra e o profissionalismo dos bailarinos brasileiros. Na reverência final, ao som de “Brasileirinho”, o público levantou-se em aplausos emocionados que se estenderam por mais de dez minutos. Mesmo após o fechamento da cortina, os artistas retornaram ao palco para agradecer à calorosa plateia russa. A direção artística do Gala concerto esteve a cargo do mestre Vladimir Vasiliev, patrono e fundador da Escola, e da primeira-bailarina Amanda Gomes, formada no Bolshoi Brasil e atualmente estrela da Ópera de Kazan, bem como, pelo diretor geral da Escola no Brasil, Pavel Kazarian. A noite memorável contou ainda com o apoio da Embaixada do Brasil em Moscou e da empresa russa PhosAgro, parceira da instituição. O Embaixador Sérgio Rodrigues dos Santos, em seu discurso, ressaltou a importância da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil como vínculo cultural com a Rússia. Discursou também o Diretor do Departamento de América Latina da chancelaria russa, Aleksandr Shchetinin. O Presidente da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, comentou sobre a apresentação em Moscou. “Nesse dia, o palco do Teatro Bolshoi foi do Brasil. O espetáculo reafirmou a força da Escola Bolshoi no Brasil como referência mundial em formação artística e celebrou, com orgulho, os laços culturais entre Brasil e Rússia”, destacou Valdir Steglich. O reconhecimento recebido em Moscou soma-se às celebrações do 25º aniversário da Escola, fundada em 2000 em Joinville (SC). Ao longo de sua história, a instituição já formou centenas de bailarinos, muitos deles atuando em companhias de dança de excelência nos cinco continentes do mundo.