Rosatom: energia que move da dança ao futuro

imprensa1 • September 2, 2025

Rosatom: energia que move da dança ao futuro

Bailarinos e bailarinas sabem que para levantar voo no palco, é preciso mais que técnica.
É preciso força, foco, emoção e, acima de tudo, energia. Seja na intensidade dos ensaios ou na exigência física e emocional de uma apresentação, a energia é o fio que atravessa cada gesto e cada conquista. Sustenta o corpo em movimento, alimenta o espírito criativo e impulsiona o futuro de quem escolheu a arte como caminho.

Mas há outra forma de energia — também essencial — que torna possível essa trajetória. É a energia que a Rosatom fornece há mais de 75 anos, combinando tradição científica e inovação tecnológica para atender às demandas energéticas de grandes metrópoles a regiões remotas. Energia que não apenas alimenta estruturas, mas sustenta futuros.

Sediada na Rússia, a Rosatom é um conglomerado multifuncional que reúne mais de 450 empresas e emprega cerca de 400 mil pessoas. Presente em mais de 50 países, responde por aproximadamente 20% da geração de eletricidade na Rússia e lidera o ranking mundial em pedidos para construção de usinas nucleares, com 41 unidades em diferentes estágios de implementação em 11 países, incluindo Bangladesh, Turquia, Egito, China e Hungria.

Com um portfólio diversificado, a Rosatom mostra que, assim como a energia interna move cada artista, suas soluções energéticas mantêm cidades, hospitais e centros de pesquisa em funcionamento. São forças distintas, mas igualmente vitais para o progresso humano.

A Rosatom é a única empresa no mundo a operar uma frota de quebra-gelos nucleares, permitindo a navegação segura no Ártico durante todo o ano. Ao mesmo tempo, desenvolve projetos de reatores modulares pequenos (SMRs) que já abastecem regiões isoladas da Sibéria e do Extremo Oriente Russo.

Além disso, é uma das maiores fornecedoras globais de radioisótopos, com milhões de procedimentos médicos por ano, fundamentais para diagnóstico e tratamento de câncer e doenças cardiovasculares e neurológicas. Na área de sustentabilidade, a corporação implementa grandes programas ambientais e trabalha com tecnologias de economia circular.

É com essa convicção que a Rosatom se une à Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a única filial internacional do lendário balé de Moscou, como parceira em um propósito comum: transformar vidas por meio da excelência, da inovação e do compromisso com as comunidades onde atuam.

Com o apoio da Rosatom, essa ponte cultural entre Brasil e Rússia se fortalece, mantendo vivo um padrão de excelência artística que há mais de dois séculos inspira o mundo.

Para a Rosatom, energia vai muito além de produzir eletricidade. É também impulsionar sonhos, fomentar o conhecimento e garantir acesso ao que move o mundo de verdade: saúde, educação, cultura e bem-estar.

No palco ou nas usinas, energia é sempre sobre movimento, transformação e vida.
15 de dezembro de 2025
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil acaba de formar sua 18ª turma de bailarinos profissionais e anuncia os nomes dos artistas selecionados para integrar a Cia. Jovem Bolshoi Brasil em 2026, companhia que marca o início da trajetória profissional de jovens talentos da dança. Antonielly Paes Beatriz Sales Cauã Henrique Luiza Machado Mickael da Silva Paulo Henrique Ferreira Wesley dos Santos Os bailarinos contratados passam a trilhar o caminho artístico representando oficialmente a instituição em palcos de todo o país e do exterior. Os novos profissionais iniciam suas atividades em janeiro de 2026, já contratados formalmente como funcionários da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. O primeiro grande desafio será a Turnê Bolshoi Brasil – Loterias CAIXA, com estreia prevista para fevereiro, no Rio de Janeiro. Cia. Jovem Bolshoi Brasil A Cia. Jovem Bolshoi Brasil é a companhia profissional da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, formada por bailarinos recém-formados e selecionados entre os melhores da instituição. Criada há mais de 15 anos, tem como missão oferecer intensa experiência de palco e desenvolvimento artístico, preparando jovens talentos para o mercado profissional no Brasil e no exterior. A sua ensaiadora é a professora Maria Antonieta Spadari, conceituada artista. O alto padrão de excelência da formação reflete-se no reconhecimento dos bailarinos em todos os seus trabalhos. A proposta da Companhia é manter-se ativa em apresentações públicas constantes, atuando também como agente formador de plateia e incentivador de novas vocações para a dança.
30 de outubro de 2025
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil convoca os senhores conselheiros para participarem da Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada no dia 27 de novembro de 2025 (quinta-feira), na sede da Escola, localizada na Avenida José Vieira, nº 315 – Joinville/SC. A Assembleia terá início às 17h00, em primeira convocação, com a presença da maioria absoluta dos conselheiros. Não sendo atingido esse quórum, a reunião será realizada em segunda convocação, às 17h30, com qualquer número de presentes, conforme previsto em estatuto. Esta é uma publicação oficial e de caráter informativo, voltada aos membros do Conselho da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Confira o Edital
30 de outubro de 2025
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil convoca os senhores conselheiros para participarem da Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada no dia 27 de novembro de 2025 (quinta-feira), na sede da Escola, localizada na Avenida José Vieira, nº 315 – Joinville/SC. A Assembleia terá início às 17h00, em primeira convocação, com a presença da maioria absoluta dos conselheiros. Não sendo atingido esse quórum, a reunião será realizada em segunda convocação, às 17h30, com qualquer número de presentes, conforme previsto em estatuto. Esta é uma publicação oficial e de caráter informativo, voltada aos membros do Conselho da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Confira aqui o edital .