Bolshoi Brasil chega ao Rio de Janeiro com a Turnê CAIXA Seguridade

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil • February 11, 2026

Bolshoi Brasil chega ao Rio de Janeiro com a Turnê CAIXA Seguridade

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil desembarca no Rio de Janeiro com a Turnê Bolshoi Brasil CAIXA Seguridade, uma iniciativa que leva arte, formação e oportunidades a diferentes regiões do país. Com o apoio da CAIXA Seguridade, a turnê promove apresentações artísticas, workshops gratuitos e audições para novos alunos, ampliando o acesso à dança clássica e à formação profissional.

Nos dias 24 e 26 de fevereiro, às 19h, a CAIXA Cultural RJ – Teatro Nelson Rodrigues recebe o espetáculo Gala Bolshoi com Balé Carmen. A apresentação propõe um encontro envolvente entre coreografias clássicas e contemporâneas, reunindo trechos de alguns dos balés mais consagrados da história da dança.

No palco, os bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil interpretam momentos memoráveis de obras como O Quebra-Nozes, Don Quixote e O Corsário, entre outras grandes criações do repertório clássico, evidenciando a excelência técnica e artística formada pela Escola Bolshoi no Brasil.

O segundo ato é dedicado ao balé Carmen, em versão coreografada por William de Almeida, inspirada na obra homônima do escritor Prosper Mérimée, com narrativa conduzida pela música de Georges Bizet. Ambientada na Espanha do século XIX, a obra revela, com intensidade e emoção, os contrastes profundos da natureza humana, prometendo uma experiência marcante ao público.
O espetáculo tem duração de 90 minutos e classificação 12 anos.

Os ingressos estão à venda na bilheteria da CAIXA Cultural RJ – Teatro Nelson Rodrigues, de quarta a domingo, das 13h às 19h e na Bilheteria Digital (https://www.bilheteriadigital.com/), com valores a partir de R$ 15.

Audição de novos alunos: pré-seleção e chamada especial

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza audições para novos alunos no Rio de Janeiro, na CAIXA Cultural RJ – Teatro Nelson Rodrigues. Profissionais da instituição avaliam habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como postura, flexibilidade, projeção cênica e biótipo. As inscrições acontecem no site da Escola Bolshoi a R$ 40 até o dia 25 de fevereiro. Candidatos em situação de vulnerabilidade social podem pedir isenção da taxa de inscrição, via documentos do site.

Podem participar:
● Meninas nascidas em 2016 e 2017 (ingresso no 1º ano) e de 2009 a 2015 (turmas avançadas)
● Meninos nascidos de 2015 a 2017 (ingresso no 1º ano) e de 2009 a 2014 (turmas avançadas)

Para candidatos com experiência em dança (turmas avançadas), a avaliação ocorre por meio de uma aula específica de balé, com exercícios na barra, no centro e, para as meninas, também em sapatilhas de ponta. Os aprovados nesta etapa são convidados a vivenciar, por uma semana, a rotina da Escola Bolshoi, concluindo o processo seletivo na instituição.

Já para as crianças sem experiência em dança (ingresso no 1º ano), o processo é lúdico e inclui atividades como saltos, exercícios de coordenação e flexibilidade. A partir desses movimentos, os avaliadores identificam o potencial das crianças para assimilar o Método Vaganova, utilizado no ensino da dança clássica da escola.

As crianças aprovadas na pré-seleção avançam para a etapa final do processo de admissão, que acontece em outubro, em Joinville (SC), concorrendo a uma vaga para o curso de Dança Clássica da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, com início em 2027.

Patrocínio
A parceria com a CAIXA Seguridade amplia o alcance cultural do projeto. Criada em 2015, a empresa é responsável por consolidar as operações de seguros da CAIXA Econômica Federal, oferecendo produtos como seguros de vida, previdência privada, títulos de capitalização, consórcios, seguros habitacionais e residenciais e Assistências.
Ao apoiar a Turnê Bolshoi Brasil, a CAIXA Seguridade reforça seu compromisso com iniciativas de educação, cultura e impacto social, aproximando ainda mais os brasileiros do universo da arte.


Por Escola do Teatro Bolshoi no Brasil 6 de fevereiro de 2026
A 8ª Reunião da Comissão Brasil–Rússia de Alto Nível de Cooperação aconteceu na quinta-feira (5), em Brasília, com a presença do primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, que está no Brasil acompanhado por oito ministros. A comissão é o principal mecanismo institucional de diálogo político entre os dois países. No campo diplomático, o fórum tem como objetivo coordenar agendas, alinhar interesses e destravar acordos estratégicos, funcionando como um canal direto de interlocução entre os governos em nível ministerial, sem a participação direta dos presidentes. A reunião foi presidida por Mikhail Mishustin e pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Segundo o governo brasileiro, a pauta inclui temas como energia, agricultura, ciência, tecnologia e inovação, além de cultura e outros setores estratégicos. O diretor Geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Pavel Kazarian, esteve em Brasília, acompanhando a reunião, ao lado da Senadora Ivete Appel da Silveira. A participação de ambos reafirma o reconhecimento institucional, político e diplomático da Escola como um patrimônio cultural e educacional, além de um símbolo duradouro da diplomacia cultural entre os dois países. Durante sua fala, o primeiro-ministro russo destacou que autoridades de alto escalão de ambos os países enfatizaram, de maneira especial, a importância de fortalecer os laços culturais e educacionais, com menção direta à Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, sediada em Joinville (SC). Segundo Mishustin, a instituição — que celebrou 25 anos de atuação em 2025 — representa um exemplo concreto, sólido e bem-sucedido da cooperação cultural entre Brasil e Rússia, sendo o único ponto cultural citado oficialmente ao longo da reunião bilateral. A citação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil no mais alto nível do diálogo bilateral reforça seu papel estratégico na formação artística, na promoção da cultura e no fortalecimento das relações internacionais entre Brasil e Rússia, consolidando sua posição como uma referência única no cenário cultural e educacional.
15 de dezembro de 2025
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil acaba de formar sua 18ª turma de bailarinos profissionais e anuncia os nomes dos artistas selecionados para integrar a Cia. Jovem Bolshoi Brasil em 2026, companhia que marca o início da trajetória profissional de jovens talentos da dança. Antonielly Paes Beatriz Sales Cauã Henrique Luiza Machado Mickael da Silva Paulo Henrique Ferreira Wesley dos Santos Os bailarinos contratados passam a trilhar o caminho artístico representando oficialmente a instituição em palcos de todo o país e do exterior. Os novos profissionais iniciam suas atividades em janeiro de 2026, já contratados formalmente como funcionários da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. O primeiro grande desafio será a Turnê Bolshoi Brasil – Loterias CAIXA, com estreia prevista para fevereiro, no Rio de Janeiro. Cia. Jovem Bolshoi Brasil A Cia. Jovem Bolshoi Brasil é a companhia profissional da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, formada por bailarinos recém-formados e selecionados entre os melhores da instituição. Criada há mais de 15 anos, tem como missão oferecer intensa experiência de palco e desenvolvimento artístico, preparando jovens talentos para o mercado profissional no Brasil e no exterior. A sua ensaiadora é a professora Maria Antonieta Spadari, conceituada artista. O alto padrão de excelência da formação reflete-se no reconhecimento dos bailarinos em todos os seus trabalhos. A proposta da Companhia é manter-se ativa em apresentações públicas constantes, atuando também como agente formador de plateia e incentivador de novas vocações para a dança.
30 de outubro de 2025
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil convoca os senhores conselheiros para participarem da Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada no dia 27 de novembro de 2025 (quinta-feira), na sede da Escola, localizada na Avenida José Vieira, nº 315 – Joinville/SC. A Assembleia terá início às 17h00, em primeira convocação, com a presença da maioria absoluta dos conselheiros. Não sendo atingido esse quórum, a reunião será realizada em segunda convocação, às 17h30, com qualquer número de presentes, conforme previsto em estatuto. Esta é uma publicação oficial e de caráter informativo, voltada aos membros do Conselho da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Confira o Edital