A 8ª Reunião da Comissão Brasil–Rússia de Alto Nível de Cooperação aconteceu na quinta-feira (5), em Brasília, com a presença do primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, que está no Brasil acompanhado por oito ministros.
A comissão é o principal mecanismo institucional de diálogo político entre os dois países. No campo diplomático, o fórum tem como objetivo coordenar agendas, alinhar interesses e destravar acordos estratégicos, funcionando como um canal direto de interlocução entre os governos em nível ministerial, sem a participação direta dos presidentes.
A reunião foi presidida por Mikhail Mishustin e pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Segundo o governo brasileiro, a pauta inclui temas como energia, agricultura, ciência, tecnologia e inovação, além de cultura e outros setores estratégicos.
O diretor Geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Pavel Kazarian, esteve em Brasília, acompanhando a reunião, ao lado da Senadora Ivete Appel da Silveira. A participação de ambos reafirma o reconhecimento institucional, político e diplomático da Escola como um patrimônio cultural e educacional, além de um símbolo duradouro da diplomacia cultural entre os dois países.
Durante sua fala, o primeiro-ministro russo destacou que autoridades de alto escalão de ambos os países enfatizaram, de maneira especial, a importância de fortalecer os laços culturais e educacionais, com menção direta à Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, sediada em Joinville (SC).
Segundo Mishustin, a instituição — que celebrou 25 anos de atuação em 2025 — representa um exemplo concreto, sólido e bem-sucedido da cooperação cultural entre Brasil e Rússia, sendo o único ponto cultural citado oficialmente ao longo da reunião bilateral.
A citação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil no mais alto nível do diálogo bilateral reforça seu papel estratégico na formação artística, na promoção da cultura e no fortalecimento das relações internacionais entre Brasil e Rússia, consolidando sua posição como uma referência única no cenário cultural e educacional.