Escola Bolshoi retorna com aulas práticas presenciais na sede em Joinville

Desde o início de novembro, quase oito meses após o fechamento das escolas devido à pandemia, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil retoma parcialmente suas aulas presencias. Segundo a Secretaria de Estado da Educação – GERED de Joinville a Escola Bolshoi se enquadra na portaria SES Nº 448 e na Portaria Conjunta nº 750/2020 que estabelece medidas de prevenção para as atividades de aulas práticas de Cursos Técnicos em SC.

Todos os alunos estão tendo oportunidade de fazer as aulas de dança clássica na sede da Escola, de forma gradual e obedecendo a uma série de medidas: distanciamento social, uso obrigatório de máscara nas dependências da Escola e durante as aulas, pontos de álcool em gel e aferição de temperatura.  Os alunos podem optar também em fazer as aulas de suas casas, já que as mesmas estão sendo transmitidas on-line, no formato híbrido para atender a todos.

Além disso, a grade horária foi toda refeita, realizando rodizio de turmas, para que as aulas não aconteçam no mesmo ambiente. O rodízio visa espaçar o cronograma de aulas para evitar aglomerações e também para que seja realizada a higienização dos espaços usados pelos alunos.

As aulas teóricas e disciplinas complementares continuam no formato on-line. Para a Coordenadora Pedagógica Katiuscia Kuyawski Vieira, tem sido um desafio organizar as aulas e conscientizar os alunos da importância de seguir as medidas propostas. “Neste primeiro momento de retomada, optamos pelo ensino híbrido, com aulas on-line e presenciais. Estamos monitorando todas as aulas, para que possamos seguir com segurança e para continuar oferecendo ensino de excelência”, explica Katiuscia.

Antes mesmo de retornarem às salas de aula, os alunos e pais foram instruídos a adotarem as novas medidas, incentivados sobre a importância de seguirem à risca todas as recomendações, em prol da saúde de cada um e de seus familiares, por meio de reuniões on-line.

Nas salas de aula, cantina e em outros espaços compartilhados, criaram-se horários diferenciados de acesso, além do uso de máscaras obrigatória, foi instalado um novo ponto para a higienização constante das mãos, e os armários com os objetos pessoais foram realocados para garantir o distanciamento adequado.

Para isso, pontos de álcool em gel foram distribuídos em locais estratégicos na instituição, como na entrada das salas de aula, corredores e banheiros. Avisos com os protocolos de saúde que incentivam a cooperação de todos com as novas normas sanitárias também foram colocados em pontos estratégicos, assim como a entrega aos alunos de um kit com álcool 70%, máscaras e o protocolo de saúde da Escola impresso.

Novos tempos exigem novas medidas, e a Escola Bolshoi não poupa esforços para que sua missão de formar artistas cidadãos seja realizada com sucesso. Sempre buscando alternativas que atenda a todos os seus alunos, priorizando a saúde e o bem-estar no âmbito coletivo e individual.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

A única extensão do Teatro Bolshoi fora da Rússia está instalada na cidade de Joinville, estado de Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, estabelecendo uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia.

Em 2020 a instituição completou vinte anos, cumprindo o desafio de preservar a tradição e a excelência do ensino do Balé Bolshoi.

Com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, a realização de todas as atividades da Escola é possível graças aos recursos garantidos pelos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas cientes do seu papel na sociedade, que doam produtos, prestam serviços gratuitamente e repassam contribuições financeiras, seja por benefícios fiscais, como a Lei de Incentivo à Cultura ou por recursos próprios. A Escola Bolshoi conta com o apoio de empresas como: Caixa, União Química, Whirlpool, Zurich Santander, Brascabos, Britânia, Havan, Nidec, thyssenkrupp, Arteris, BMW, Engie, Expresso São Miguel, Martinelli Advogados, Milium, Norsul, Pamplona e Philco que acreditam na transformação de crianças e jovens por meio da arte.